Workshops

Workshop – Pedagogia Montessori no Dia-a-Dia – 7 de Outubro 2017 Algarve

Após a primeira edição do Workshop “Pedagogia Montessori no Dia-a-Dia” realizada no passado dia 1 de Abril de 2017, é com grande satisfação que anunciamos a realização, no próximo dia 7 de Outubro de 2017, no Clube do Bibe, em Vilamoura, Algarve, da segunda edição deste Workshop, facilitado pela Guia Montessori Joana Rebelo.

Neste workshop iremos abordar as bases e princípios da Pedagogia Montessori, falaremos das fases de desenvolvimento da Criança, da importância do ambiente preparado e do papel do adulto de modo a promover a autonomia, independência e auto-estima da Criança.
Falaremos ainda das quatro áreas de trabalho num ambiente preparado, como estas se relacionam, quais os seus materiais e como trabalhar com estes, criando pontes para a aplicação desta Pedagogia no contexto familiar e escolar.
Veremos ainda como fazer materiais e como os apresentar de forma cativante.
Após a formação serão enviados diversos materiais utilizados na formação (power point e vídeos) bem como manuais complementares, onde poderão pesquisar todo o universo Montessori.
Este será sem dúvida um espaço de partilha, troca de experiências e que irá proporcionar a base para começar a aplicar Montessori no dia-a-dia.

PROGRAMA:
:: Apresentação do Grupo
:: Bases e princípios da Pedagogia Montessori
:: Ambiente Preparado
:: O papel do adulto
:: Liberdade e limites
:: Autodisciplina
:: Mindfulness e Flow
:: Áreas de trabalho num ambiente Montessori
◦ Vida Prática
◦ Sensorial
◦ Linguagem
◦ Matemática
:: Como fazer e apresentar materiais
:: Como aplicar Montessori no contexto familiar e de sala de aula

FORMADORA:
Joana nasce na ilha da madeira e desde pequena se sentiu um “ser com os outros”. Aos 12 anos começa a fazer voluntariado e a sua missão passa por estar onde faz falta. Aos 18 anos voluntaria-se em África, onde as crianças conquistam o seu coração e a fazem regressar mais umas quantas vezes. Faz formação em Psicologia entre o Porto, Liverpool e Coimbra. Estagia no Brasil e começa por trabalhar numa clinica de recuperação de toxicodependentes. Resolve ingressar pelo trabalho comunitário coordenando projetos em Rio Tinto e Barcelona. Até que se voluntaria para um projeto de um ano no Equador, onde conhece a Rebecca e Maurício Wild e descobre a pedagogia Montessori como grande influência do seu trabalho. De regresso a Portugal e com um projeto que iria mudar a sua vida para sempre, procura formação em Pedagogia Montessori e inicia o curso Guia Montessori para crianças de 3 a 6 anos em Santiago de Compostela (reconhecido pela AMI – Associação Montessori Internacional). Continua o seu trabalho ao nível de intervenção comunitária e heis que a vida a volta a surpreender com outra bênção familiar e no seguimento de necessidades sentidas, resolve começar uma loja online de brinquedos de madeira nascendo assim O Quarto dos Brinquedos, a mais recente aventura (www.oquartodosbrinquedos.pt).

Local: Clube do Bibe Vilamoura (http://www.clubedobibe.com/)

Data: 07 de Outubro 2017 (10h às 13h30 e das 14h30 às 18h)

Contribuição: € 70,00

Inscrição aqui

As vagas são limitadas.

Para mais informações, pode utilizar o formulário de contacto abaixo.

Até breve 🙂

Deixe um comentário